Redes Sociais
Formas “democratas” de ocorrer comunicação entre pessoas, meios onde as pessoas se reúnem por afinidades e com o objetivo em comum sem barreiras geográficas fazendo conexões com dezenas, centenas, milhares de pessoas, pois, as redes sociais vem crescendo cada vez mais, abrangendo todos os grupos sociais e faixas etárias. As pessoas sempre tiveram a necessidade de se comunicar umas com as outras e com o advento da internet foi possível que redes sociais digitais pudessem ser criadas. Desta forma, algo que no século passado era inimaginável passou a ser real. Houve a criação de uma nova perspectiva com a qual é possível se comunicar.Sem duvida é o meio mais eficiente para a interação das pessoas, pois, a tecnologia e a portabilidade também vem crescendo e se expandindo, independente do lugar que as pessoas estejam possam manter contato social, seja através de computadores ou celulares.
As novas redes sociais tomaram proporções tão grandes que até mesmo instituições e empresas se viram necessitadas a caminhar juntas delas, o que tem sido novidade. As redes sociais não têm sido apenas para entretenimento, mas também, uma nova área de trabalho, um prato cheio de diversidades para quem está em busca de emprego, por exemplo: uma pessoa pode estar sendo selecionada através do que posta em sua rede servindo como portfólio.
A riqueza de possibilidades de compartilhamento que as redes proporcionam é singular. Há redes sociais destinadas às mais diversas formas de expressão, como música, fotografia, entretenimento, entre outras.
As redes sociais têm um papel importante e fundamental na vida das pessoas com a tendência de ser cada vez maior, entretanto, sempre existe um lado negativo, pois, com mais facilidade e com o poder de comunicação em massa nas mãos de praticamente todos, ficamos expostos para quaisquer indivíduos, conhecendo-o ou não, 24 horas por dia.
Não podemos confundir sites de relacionamento com redes sociais, pois, estes domínios são ferramentas que auxiliam na criação de redes, mas não a rede em si.
Topologias
É uma forma de analisar como os elementos estão dispostos através de agrupamentos sociais, construída através de topologias, laços sociais, essenciais para a compreensão das redes sociais, os três tipos de topologia básica é: DISTRIBUIDA, onde todos os nós possuem mais ou menos a mesma quantidade de conexões, CENTRALIZADA, onde apenas um nó centraliza a maior parte das conexões e DECENTRALIZADA, aquela que possui vários centros, não é mantida concentrada por apenas um nó mas sim por um grupo de pequenos nós.
Essas topologias são capazes de alterar os fluxos de comunicação das redes.
Por:
Alberto Machado
Alyne Cristina
Gustavo Mendes
Isadora Beneduzi
Juliana Ferreira
Priscila Souza
Rafael de Paula
Renan Santiago